Inscrições para Sisu 2020

Inscrições para Sisu 2020 – Hoje em dia o Ensino Superior é como se fosse algo básico, é preciso para qualquer que seja a vaga, se você visa uma carreira é claro. Só que o acesso ao Ensino Superior continua não sendo barato, por isso o Governo Federal possui vários projetos que incentivam e tornam mais prático esse ingresso.

Um desses projetos do Governo Federal – Ministério da Educação – é o Sisu, programa que explicaremos bem detalhadamente aqui no artigo.

Vamos acabar com as suas dúvidas sobre o Sisu e dar o primeiro passo em direção ao Ensino Superior? Então preste muita atenção a seguir…

O que é o Sisu?

Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada, através deles milhares de pessoas ao redor do país conseguem concorrer a vagas em instituições públicas.

página inicial sisu.mec.gov.br

Tudo é feito pela internet, você só precisa ir presencialmente para confirmar a matrícula. O que é muito bom para os estudantes que pretendem ir estudar em outra cidade, mas não tem muita condição financeira para ficar indo e voltando durante o processo todo.

O Sisu vale para institutos federais, universidades estaduais e universidades federais, nele você poderá pesquisar por curso ou instituição e descobrir as vagas que mais se encaixam com você.

É uma oportunidade incrível e melhor, sem custos. Você precisará apenas fazer o seu cadastro online e escolher dois cursos para concorrer por uma vaga.

Gostou da ideia? Descubra agora quando que abrirão essas vagas do sisu em 2020!

Quando abrem as vagas do Sisu?

As vagas do Sistema de Seleção Unificada, Sisu, abrem duas vezes ao ano. Uma vez para os alunos ingressarem no primeiro semestre e outra vez na metade do ano, para os alunos que concorrerão a vagas para o segundo semestre.

Na edição anterior, Sisu Mec ofertou quase 300mil de vagas para os participantes. 230mil de vagas Sisu foram para primeiro semestre e outro 50mil de vagas para segundo semestre. As vagas do Sisu são espalhadas em mais de 100 instituições.

Atenção: Universidade de Brasília (UnB) já decidiu que não vai utilizar Sisu 2020 para selecionar os estudantes. Quem tiver interesse deve fazer vestibular. Essa decisão foi feita por causa de conflito de calendário do sisu com calendário da UnB. Pesquise se a universidade que tiver interesse aceita Sisu 2020!

Ainda não foi divulgado o calendário oficial para as vagas de 2020 no Sisu, mas basta estar sempre de olho no site oficial que terá essa informação!

Leia também sobre outro programa do governo federal:

Inscrições Prouni 2020

Não faz ideia se tem os requisitos necessários para participar do Sisu 2020? Então preste muita atenção no nosso próximo tópico:

O que eu preciso para participar?

Para o Sisu você não precisa ter alguma idade mínima, não há prazo de idade e muito menos renda mínima ou renda máxima. Qualquer pessoa pode concorrer a uma vaga no Sisu 2020 com um único requisito:

Ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Tendo feito o Enem e tirado acima de 450 pontos nas áreas do conhecimento você poderá concorrer tranquilamente a uma vaga no Ensino Superior de uma instituição pública brasileira.

Você só terá outros requisitos para o Sisu se concorrer com alguma cota como carência, deficiência, raça ou etnia. Para essas situações você precisará comprovar que é realmente apto para ocupar essa vaga, que realmente se encaixa naquela cota em questão.

Cronograma do Sisu 2020

cronograma sisu 2020

O cronograma ao Sisu é divulgado no seu próprio site. Assim, você tem acesso a qualquer hora e lugar. Nele, você pode saber de cada etapa que será realizada e os prazos para cumprir. De forma simples, elas ocorrem assim:

  • Abertura do período das inscrições para Sisu 2020 Mec
  • Resultado dos selecionados na chamada regular
  • Período para manifestar interesse na lista de espera
  • Matrícula para a chamada regular
  • Convocação dos candidatos na lista de espera
  • Encerramento da edição Sisu

Como me inscrever no Sisu 2020?

Como já comentamos neste texto, as inscrições para Sisu 2020 MEC são totalmente virtual, você só irá presencialmente quando você realmente for aprovado para a vaga em questão. Então para fazer a sua inscrição é só seguir o passo a passo descrito abaixo:

  • Entre no site oficial do Sisu 2020 pelo link aqui;fazer inscrições para sisu 2020
  • Clique em “fazer inscrição sisu 2020”;
  • Preencha seu número de inscrição e senha do Enem;
  • Digite os caracteres da imagem;
  • Confirme seus dados de contato;
  • Clique em “fazer inscrição da 1° opção”;
  • Escolha seu curso;
  • Clique em “fazer inscrição da 2° opção”;
  • Escolha seu curso.

Bem simples não é mesmo? Então fique de olho nos prazos e acompanhe a sua inscrição para mudar a sua opção de curso caso venha a ser necessário.

Nota de corte para Sisu 2020

entenda nota de corte

Durante as inscrições estão abertas, os candidatos podem acompanhar as notas de corte que se atualizam várias vezes por dia. A nota de corte para um curso é a nota menor para um candidato pode ser selecionado na modalide que escolheu de um determinado curso.

A nota de corte está sujeit a mudança antes de término das inscrições. Os participantes deve ficar conferindo as notas e mudando suas opções de cursos.

O MEC também disponibiliza uma ferramenta para simular a nota de corte dos cursos nas edições anteriores. É muito útil essa ferramenta de simulador porque isso facilita os candidatos a decidir qual curso deve concorrer à vaga com a sua nota do enem 2019.

simulador das notas de corte sisu 2020

Se você foi selecionado, deve ir para a instituição e fazer matrícula no prazo determinado. Se não foi selecionado, ainda pode participar da lista de espera.

Sisu 2020 resultado

Descubra como ter acesso ao Sisu resultado para verificar se você foi ou não aprovado. Essa é uma das etapas mais importantes que você precisar ficar atento a toda informação. Confira aqui!

A vontade de cursar uma faculdade é bem grande na vida de muitos estudantes. Talvez, você seja um que anseia ingressar naquela universidade federal para estudar. É um dos momentos mais marcantes ao encontrar o seu nome na lista dos aprovados, não é mesmo?

Parece até um sonho distante, mas você sabia que pode participar da seleção do Sisu? Ele é um sistema informatizado que oferece vagas em instituições de ensino superior para quem fez o Enem.

Assim, você pode concorrer a uma vaga no curso que escolher. Ele acontece em dois momentos: primeiro e segundo semestre do ano. E você, além de participar da chamada regular, pode também fazer parte da lista de espera.

Conseguiu compreender bem como funciona as inscrições para Sisu 2020? Então compartilhe agora mesmo em suas redes sociais!

5.0
01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *