Isenção taxa do Enem 2020

A isenção da taxa do Enem 2020 é voltada a estudantes que tem baixa renda. Além desse critério, também quem estudou todo o ensino médio em escola pública e como bolsista integral em escola particular. Saiba mais informações de como solicitá-la, o período disponível, cronograma e mais detalhes!

O estudante que tem direito a isenção taxa do Enem 2020 precisa ficar atento ao prazo de inscrição. Como houve algumas mudanças no cronograma, o pedido dessa isenção agora é antes da abertura das inscrições oficiais.

Isenção taxa do Enem 2020

Sendo assim, você que está enquadrado nessa situação pode entrar no site e se inscrever. Desse modo, você pode realizar a prova Enem sem pagar qualquer custo.

No entanto, só pode ter direito quem estiver enquadrado a algum dos 3 perfis de candidatos. Mais adiante, você poderá saber se tem ou não esse direito!

Abaixo estão algumas informações e outros detalhes do Enem para estar informado e por dentro de tudo. Confira a seguir e não perca nenhuma das etapas!

Isenção taxa do Enem 2020 – Quem tem direito?

Todos os anos, o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão responsável pelo Enem 2020, fornece a chance de você não pagar a taxa de inscrição.

requisitos para solicitar isenção

Ela é uma gratuitade concedida a 3 grupos diferentes de perfis de estudantes, os quais são:

1 – Participante que esteja cursando a última série do Ensino Médio, na edição em fará a prova, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar

2 – Participante que já cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio

3 – Participante que esteja em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda. Este deve possuir Número de Identificação Social (NIS), único e válido. Além disso, deve ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos

Caso você se encontre em algum desses 3 perfis de participantes, então, pode se inscrever que será concedida a gratuidade.

Isenção taxa do Enem – Qual o período para se inscrever?

As inscrições da isenção taxa do Enem ocorrem conforme o cronograma divulgado no site Inep. Assim, após a publicação do Edital, ela fica aberta para quem tem direito. A sua publicação é no mês de maio, por volta do dia 25.

O pedido de isenção inicia-se em abril, a partir do dia 1 e termina pelo dia 10. Nesse período também acontece a justificativa de ausência no Enem 2019. Caso você esteja nessa situação, pode informar ao se inscrever.

É importante que você tenha realmente direito para solicitar o pedido, pois ele pode ser rejeitado.

Como realizar o pedido de isenção?

Para realizar o pedido de isenção do Enem você deve acessar a página do participante. Ela é um espaço exclusivo do candidato mediante o cadastro de seu CPF e senha para acesso.

sistema enem

Então, inscreva-se seguindo estes passos:

  • Acesse aqui a Página do Participante
  • Responda ao desafio na tela
  • Insira o seu CPF e data de nascimento
  • Clique em iniciar inscrição
  • Preencha as informações solicitadas
  • Finalize confirmando o pedido de isenção taxa do Enem

Assista ao tutorial que o Inep fez ensinando o passo a passo para realizar a inscrição. Clique aqui e veja como se inscrever detalhadamente!

O resultado se o seu pedido foi ou não aceito poderá ser acessado em sua página do participante a partir do dia 17 de abril. E, caso você não concorde, então, poderá entrar com recurso a partir do dia 22. Esse dia também ocorre o recurso de justificativa de ausência.

Já a partir de maio é publicado o resultado do pedido de recurso tanto da isenção da taxa como a justificativa.

Lembrando que mesmo que você tenha o seu pedido aprovado, é preciso fazer a inscrição na data solicitada. Assim, acesse o cronograma abaixo e saiba das datas previstas.

Cronograma completo do Enem 2020

Que tal ficar por dentro de todo o processo do exame mais esperado do ano? Ao saber do cronograma, você pode acompanhar todo o andamento do Enem 2020. Assim, desde a inscrição até o resultado você fica informado e não perde nenhuma etapa!

A seguir, você tem a sequência das etapas. Então, confira:

  • Publicação do edital
  • Pedido de isenção taxa do Enem 2020 e justicativa de ausência
  • Resultado da isenção taxa do Enem e justificativa de ausência
  • Inscrição para o Enem 2020
  • Divulgação do cartão de confirmação com locais de provas
  • Provas
  • Publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões
  • Resultados individuais
  • Resultados individuais dos treineiros
  • Divulgação do desempenho da redação
  • Encerramento do Enem

Para conferir todos os detalhes, acesse Cronograma e fique atento as etapas e datas.

Veja como fazer inscrição para Enem 2020 por meio de novo sistema do ENEM.

Enem 2020 – Outras informações úteis!

Saiba de algumas informações sobre o Enem lendo abaixo:

  • Os documentos comprobatórios de justificativa de ausência do Enem podem ser vistos ao acessar aqui
  • No pedido de isenção taxa do Enem você deverá informar um endereço de e-mail, telefone fixo ou celular que sejam válidos
  • O candidato que enviar informações falsas pode responder por crime contra a fé pú Também corre o risco de ser eliminado do Enem

Como visto, para ter direito a isenção taxa do Enem é preciso cumprir os requisitos. Se você se enquadra em algum dos 3 perfis de participantes, então, faça o pedido.

Se quiser, deixe um comentário abaixo e compartilhe esse post!

5.0
02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *